Estrutura de implementação
O Plano de Convergência Subregional fornece orientação estratégica para a conservação e gestão sustentável dos ecossistemas florestais na África Central. A fim de assegurar a coordenação da implementação dessas ações, a COMIFAC possui um órgão executivo, a Secretaria Executiva cujo mandato é coordenar a implementação das atividades da COMIFAC e para implementar as decisões do Conselho de Ministros.
A fim de garantir a implementação efetiva do Plano de Convergência 2, tanto a nível nacional como sub-regional, foram identificadas várias partes interessadas. Estes incluem os Estados membros da COMIFAC representados pelas administrações florestais e / ou ambientais, COMIFAC, ECCAS, organizações da sociedade civil, operadores do setor privado, órgãos convencionais COMIFAC, organizações sub-regionais, regionais e internacionais, etc. com o apoio de parceiros técnicos e financeiros. Do mesmo modo, foram identificadas fontes de financiamento para o Plano de Convergência.
Além disso, a fim de promover uma melhor ancoragem da COMIFAC e permitir que as prioridades do Plano de Convergência sejam apropriadas a nível nacional, foram estabelecidas pontes através do estabelecimento de Coordenações Nacionais. O Conselho de Ministros Ordinário da COMIFAC, reunido em Malabo, Guiné Equatorial em setembro de 2006, convidou os países membros a incluir no organograma do Ministério responsável pelas florestas um Coordenador Nacional da COMIFAC (CNC) designar um Coordenador Nacional colocado em um nível hierárquico com fácil acesso ao Ministro e disponibilizar um orçamento para o seu funcionamento.